OFICINAS DANCINE

DANÇA PARA TELA; CORPO,DRAMATURGIA E PLANO SEQUÊNCIA.”

Prof. Dr. LEONEL BRUM

Codiretor artístico fundador e curador do Dança em Foco – Festival Internacional de Vídeo & Dança. É doutor em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desenvolve atualmente pós-doutoramento pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Possui mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Gama Filho (UGF/RJ).

É professor e ex-coordenador dos cursos de dança do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará – ICA/UFC e coordenador do Midiadança: laboratório de dança e multimídia. Realizou pesquisa pós-doutoral pela Universidade de Lisboa – Ulisboa (2017-2018). Atua como coordenador da equipe brasileira do projeto TEPe: Technologically Expanded Performance (2018-2021). Faz parte do Conselho Consultivo da Rede Ibero-americana de Videodança – REDIV e participa da Rede de História da Dança – CoreoHistória. Foi coordenador de dança da Fundação Nacional de Artes – Funarte (2008-2010), do Ministério da Cultura. Em 2013, recebeu o Prêmio Funarte Klauss Vianna pelo projeto Videodança Amazônia. Atuou como bailarino, coreógrafo e ator profissional durante 15 anos. Tem livros e artigos publicados sobre dança, videodança, história da dança e produção cultural.

“DANÇA PARA TELA; CORPO DRAMATURGIA E PLANO SEQUÊNCIA.”

A oficina terá duração de três dias e tem como foco os debates acerca dos processos de criação da dança para tela, tendo como perspectiva não apenas os aspectos teóricos de sua produção, como também suas formulações estéticas  e práticas no sentido da  relação entre corpo, movimento e tela. 

Os participantes não irão assistir  e debater obras de videodança abordando diversas questões que envolvem esse tipo de criação.

Período: De 14/07/2021 até  16/07/2021

Horário: Das 15h as 17h.

Local: Sala Virtual (fechada)

Quantidade de vagas; Máximo de 30 pessoas.

Público Alvo: Artistas e técnicos das áreas de dança, performance, cinema, vídeo, teatro, artes visuais, música, entre outras artes.

Inscrição GRATUITA até o dia 06/07/2021.