Jurados

Cristiane

Profa. Dra. CRISTIANE WOSNIAK

É Doutora em Comunicação e Linguagens – linha de pesquisa em Estudos de Cinema e Audiovisual, pela Universidade Tuiutí do Paraná (UTP), sob orientação da profa. Dra. Denise Azevedo Duarte Guimarães, onde apresentou a tese intitulada ´O Documentário Poético Performático e a Voz do Corpo Dançante como Inter(trans) texto de si mesma: pas de deux Wenders-Bausch´. É mestra em Comunicação e Linguagens – linha de Cibermídia e Meios Digitais – UTP (2006), sob orientação do Prof. Dr. Décio Pignatari onde desenvolveu a dissertação: Dança, cinedança, videodança, ciberdança: dança, tecnologia e comunicação. É Especialista em Artes-Dança pela Faculdade de Artes do Paraná (1996). É bacharel e licenciada em Dança pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1992). Atualmente é vice-coordenadora e docente titular/permanente do Programa de Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV) da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) campus de Curitiba II/Faculdade de Artes do Paraná (FAP) e professora adjunta, vinculada ao Colegiado do curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual. Também leciona no curso de Bacharelado e Licenciatura em Dança. Desde 2019 é docente titular/permanente do Programa de Pós-Graduação/Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Federal do Paraná e coordenadora da linha de pesquisa Linguagem, Corpo e Estética na Educação (LICORES). Na Universidade Federal do Paraná, exerce ainda a função de coreógrafa da Téssera Companhia de Dança da UFPR. É líder do Grupo de Pesquisa CineCriare – Cinena: criação e reflexão (PPG-CINEAV/CNPq). É pesquisadora do GP ELiTe – Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades (UFPR/CNPq). Pesquisa os temas relacionados às Imbricações entre a Dança, o Corpo, o Cinema, as Artes do Vídeo, a Videodança e as Avançadas Tecnologias de Comunicação aplicadas às Artes e à Educação.

Leonel

Prof. Dr. LEONEL BRUM

Codiretor artístico fundador e curador do Dança em Foco – Festival Internacional de Vídeo & Dança. É doutor em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desenvolve atualmente pós-doutoramento pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Possui mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Gama Filho (UGF/RJ).

É professor e ex-coordenador dos cursos de dança do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará – ICA/UFC e coordenador do Midiadança: laboratório de dança e multimídia. Realizou pesquisa pós-doutoral pela Universidade de Lisboa – Ulisboa (2017-2018). Atua como coordenador da equipe brasileira do projeto TEPe: Technologically Expanded Performance (2018-2021). Faz parte do Conselho Consultivo da Rede Ibero-americana de Videodança – REDIV e participa da Rede de História da Dança – CoreoHistória. Foi coordenador de dança da Fundação Nacional de Artes – Funarte (2008-2010), do Ministério da Cultura. Em 2013, recebeu o Prêmio Funarte Klauss Vianna pelo projeto Videodança Amazônia. Atuou como bailarino, coreógrafo e ator profissional durante 15 anos. Tem livros e artigos publicados sobre dança, videodança, história da dança e produção cultural.